15 novembro 2016

Mãos de Luz

Este é um livro de referência para todo reikiano, mesmo seu assunto não sendo Reiki. Lembre-se que o Método Usui de Cura Natural é apenas uma da miríade de técnicas através de imposição de mãos no trato energético. Há muito o que aprender com outras técnicas, o que incrementa a prática do Reiki e torna a aplicação mais eficiente. Antes de aprender com a obra, entretanto, deve-se aprender a lidar com ela para assim aproveitar todo o seu potencial. Nessas horas, é comum haver confusão, mistura-se uma coisa com a outra, o que pode gerar interpretações errôneas a respeito.

Eu acabo insistindo em dizer que Mãos de Luz não fala sobre Reiki pelo motivo de alguns reikianos utilizarem algumas informações deste livro sem dar as devidas explicações. Utilizam sobretudo as ilustrações, como se o Reiki fosse aquilo. Concordo que as ilustrações são maravilhosas e retratam bem os campos energéticos. Contudo elas se baseiam na experiência pessoal da autora Barbara Ann Brennan, que não é reikiana (e nem fala sobre Reiki em sua obra), o que requer atenção, discernimento, e os devidos créditos.

A obra em si é sobre seu trabalho terapêutico através da transmissão de energia, indo além do relato de experiências. Ela explica o funcionamento e o trato com os corpos energéticos e chakras, analisa pesquisas científicas a respeito, e ainda orienta o leitor quanto ao autotratamento e formação como terapeuta (no livro usa-se o termo curador). Pessoalmente, considero uma obra completa para qualquer terapeuta ou profissional de saúde. É possível perceber como a aura influencia a vida física, às vezes de forma tão óbvia, abrindo a mente para novas ideias e para novas atitudes.

A experiência meditativa na infância é para a autora o fator chave de sua Alta Percepção Sensorial. Ela comenta sobre como esta sensibilidade influenciou sua vida e orienta como desenvolver esta habilidade, para ser usada não só como terapia ou autoterapia, mas também em situações cotidianas. Não deixo de imaginar os metrôs lotados e ruas movimentadas, com aquela mistura energética desagradável, na qual se leva pra casa uma vibração que não é sua. Não é algo sobrenatural, como alguns pensam, é apenas algo no qual as pessoas se fecham achando que ficam imunes a tal.

Os reikianos de certa forma possuem algumas "vantagens" em relação ao trabalho energético do Mãos de Luz: essa "sintonização energética" é transmitida através das iniciações, afinando o reikiano ao seu ambiente, devendo ter o cuidado apenas de desenvolver tal afinação. O Byosen é, inclusive, uma técnica que "escaneia" a aura do receptor em busca de pontos que precisam de mais energia Reiki do que outros. Se sua concentração durante uma aplicação de Reiki for abalada, o receptor não sofre com isso - a energia continua fluindo. No método de Brennan, qualquer "dispersão" de ideias pode causar mais danos do que os que a pessoa atendida já tinha.

A postura "menos mística" da autora é algo a se notar. As coisas acontecem porque são naturais, guias falam porque existem, e tudo faz parte da vida, e ponto. Está desvinculado completamente de qualquer religião ou filosofia de vida (lembre-se que o Reiki tem por base o Budismo). Apesar de ser um livro antigo (década de 1980), seu assunto e conteúdo são atuais, além de ser uma obra fácil de encontrar. É um livro para ser estudado, e mesmo inserido na prática reikiana, com suas devidas adaptações e reflexões.

0 comentários:

Postar um comentário